Outro dia discutindo com meu filho sobre leis da física, ele falou de uma das leis de Newton, “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.” Tá bom, ele não falou exatamente assim, mas o Google me ajudou e fica melhor o registro.
Sempre soube que a física é maravilhosa, só não sabia pra que servia na vida profissional de escritório, sentado e ergonometricamente mal posicionado.
Mas refletindo sobre as consequências dos nossos atos, fica claro que as reações sofridas pelas entregas e ações muitas vezes parecem que são desproporcionais e contrariam a famosa terceira lei citada. Ainda que a natureza não seja sujeita às mesmas leis humanas, e vice-versa.
Mas são impressões marcadas sobre os outros. Os fatos são que não há uma cadeia perfeita gerada pelas nossas escolhas, e podemos fazer a onda pro lado que quisermos, mas não podemos prever como serão as ondas derivadas, acho que podemos empurrar e colocar mais ou menos força e sermos conduzidos para o destino que escolhermos.
E dependendo de como estiver a maré é melhor escolher subir, ou então sair. Nunca a escolha vai deve ser fazer menos que o seu melhor.
* * *
