Quase sempre quando existe um problema complexo para ser resolvido, existe uma angústia, um stress e uma sensação de impotência até que consigamos enxergar as alternativas criadas como tendo um forte viés de solução!
Fato é que esta adrenalina pelo novo, pelo desafio, pela interpretação e escolha das opções é um dos fatores maiores de motivação, mas também de desespero.
A Teoria do Caos, as ingovernabilidades, as limitações de recursos, as competências somadas, os perfis do time, a profundidade de conhecimento do assunto, o envolvimento emocional e tantas outras variáveis contribuem ou dificultam os caminhos a serem escolhidos.
Então como sair do caos para o novo?
Primeiro vou dizer o que minha fisioterapeuta falava sempre entre as esticadas e retorcidas de coluna, não esqueça de respirar!
Segundo, enxergue o todo, mas divida a solução em pedaços possíveis, rápidos, desejados, demorados, disruptivos e, entre todos, siga a linha da simplicidade.
Por fim, uma vez que o caminho ficar entendido pelos envolvidos, siga o roteiro com a energia e discernimento necessários. energia para seguir até o fim, jamais desista pelo caminho, o limbo entre as pontas pode criar sequelas e frustrações difíceis de serem resolvidas… e discernimento para mudar tudo, se assim o caminho exigir.
* * *

Uma resposta para “077 – Entre o caos e o novo”
Republicou isso em REBLOGADOR.
CurtirCurtido por 1 pessoa