O “não” também é resposta! Pode não ser a que queremos, pode até ser injusto, pode ser na hora errada ou pode ser tudo isto junto.
O “sim” é bonito, simpático e elegante. Traz o glamour, a aceitação, concordância, deixa todos felizes e satisfeitos, pelo menos na hora. O “sim” é uma espécie de pacto de bondades acordado entre as partes.
O “não” é o oposto disto, além de deixar alguém chateado. O “não” tem o estigma que é proferido sempre por determinadas pessoas negativas, que não são capazes de mudar, de aceitar o novo.
Acho que o “não”, pode ser visto diferentemente
O “não” é uma forma de limite, de respeito, de que são necessárias novas opções ou alternativas.
O “não” impõe a responsabilidade de buscar meios criativos para chegar o sim. O “não” nos diz que falta algo para estar tudo completo. O “não” traz aprendizado!
O que eu sei é que muitas vezes deixei de dizer o considerado famigerado “não”, e tive sérias dificuldades em atender o pedido ou que lidar com as consequências do feito, ou do mal feito.
Aprendi que o “não” é uma resposta libertadora, ela dá o seu limite e diz que além disso não há espaço para ir sem que haja dano a nós mesmos.
Então quando chegar a hora, e os seus instintos apontarem para o “não”, pode usá-lo sem moderação.
Do contrário: Diga “sim”!!!
* * *
Para ler mais:
